Jardim de infância

  • pré escolar sempre foi aquela valência em que se apostou muito e todos os anos, na inovação, na diferença, na forma da equipe se questionar sobre se resultou, e mudar o que não resulta. Tem sido um trabalho onde se destaca a persistencia, a diferença, a forma de estar e a preocupação da equipe em que tudo corra bem, para todas as crianças que o frequentam.
  • essencial é mesmo o bem estar das crianças no ICCO.

Nas salas de jardim de Infância o dia inicia-se em redor de uma mesa, onde se desenrolam con­versas, partilham-se ideias e opiniões, bem como se prepara o dia que ainda agora começou.

Depois deste momento que se intitula como “reunião da manhã” desenrola-se todo um dia que assenta na oportunidade de cada criança participar ativamente e em sociedade num ambien­te de descoberta do mundo em constante partilha e crescimento.

O modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna, baseia-se em princípios democráti­cos, éticos e de cooperação, de onde advêm objetivos de ação pedagógica traçados pela equipa da nossa escola.

Os nossos principais objetivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma. Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e atividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, cria­tividade e dever democrático.

É neste ambiente que educadores e crianças trabalham em conjunto para criar um contexto educativo rico em conhecimentos e valores morais e onde acreditamos na integração de todos, valorizando as interações e as partilhas que delas surgem.

O Movimento da Escola Moderna assume o trabalho em projetos como a metodologia e forma de orientar o processo de ensino-aprendizagem. Os projetos são estudos sobre um determinado tópico que tem interesse específico num dado momento e com um determinado grupo de crian­ças. Os projetos surgem assim do interesse das crianças ou da necessidade do grupo.